Primeira comemoração do dia municipal do PROERD em Jaú-SP

A Lei nº 5275, de 19 de fevereiro de 2020, instituiu o Dia Municipal do PROERD – Programa Educacional de Resistência Às Drogas e À Violência) no município de Jahu/SP.

O mês de agosto marcou o início do desenvolvimento do programa no 27º BPM/I, no ano de 1999, há mais de 20 anos

O dia 02 foi escolhido para homenagear o programa, pois nesse dia é comemorado o dia de Nossa Senhora dos Anjos, que segundo a história, a pouca distância da cidade de Assis, Itália, foi construída uma capela onde quatro peregrinos, vindos de Jerusalém, veneravam uma relíquia do túmulo da Santíssima Virgem, e nas vésperas de algumas solenidades desciam de noite numerosos coros de anjos, que cantavam aleluias em muitas vozes e faziam grandes festas, para que tudo transcorresse com grande sucesso e proteção (fonte: https://institutohesed.org.br/nossa-senhora-dos-anjos/), e muitas vezes os instrutores PROERD, policiais militares voluntários, surgem como “anjos” na vida das crianças.

O PROERD tem como objetivo orientar as crianças sobre os malefícios das drogas, não praticar a violência, a manter um estilo de vida saudável, incentivando ações positivas, a importância da família e dos amigos, além de orientar sobre os direitos e deveres de todo cidadão. 
Na área do 27º BPM/I – Ten PM Ruytemberg Rocha, o PROERD é desenvolvido na dez cidades que compõem o Batalhão; Jahu, Barra Bonita, Bariri, Bocaina, Boraceia, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Itapui, Itaju e Mineiros do Tietê, e em 99,9% da escolas públicas e particulares. Nesse período já formou 86.341 alunos PROERD. 

Muitos dos instrutores do PROERD hoje são Veteranos do 27º BPM/I, novos instrutores estão sendo formados para continuar o trabalho desenvolvido pelos pioneiros. Atualmente temos Oficial que atuou na função de Oficial de Ligação do PROERD trabalhando no Comando Geral da PMESP, o que nos deixa orgulhosos. E temos também o privilégio de ter como Comandante do Batalhão o Tenente Coronel PM José Aparecido dos Santos, que foi o primeiro Oficial de Ligação do PROERD na Unidade. 
Parabéns a todos (POLICIA/ESCOLA/FAMILIA) os envolvidos no programa! 
Obrigada a todos os amigos do PROERD, que são empresas ou pessoas que patrocinam as camisetas que são usadas pelos alunos nas formaturas. Nosso eterno obrigado! 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.