Polícia Ambiental encerra a “Operação Semana do Meio Ambiente 2023”
Spread the love

A Operação Semana do Meio Ambiente que ocorreu entre os dias 05 a 07 de Junho, teve um balanço considerado positivo pela corporação. A 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, com o objetivo de coibir infrações ambientais, intensificou as fiscalizações em pátios madeireiros, veículos que transportam madeiras, irregularidades contra da fauna, como tráfico de animais e aves silvestres ilegais, dentro dos 39 municípios das regiões de Bauru, Lins e Barra Bonita (Sp).

A ação resultou na vistoria de 172 (cento e setenta e dois) metros cúbicos de madeira nativa entre pátios madeireiros e transporte de madeiras, com 5,7 metros cúbicos de madeiras irregulares, acarretando um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 1.252,00 (um mil duzentos e cinquenta e dois), 20 (vinte) aves apreendidas, dentre elas em situação de maus tratos e mantidas em cativeiro ilegalmente, além de atividades de Educação Ambiental nas escolas e ao público em geral, atingindo um total de 1690 (um mil seiscentos e noventa) pessoas, sendo essas crianças e adultos.

Decorrente da operação, ainda na data de hoje (07), os Policiais Ambientais da região Lins, juntamente com o apoio 13º BAEP, localizaram em uma fazenda, município de Promissão/Sp, bairro Gonzaga, sem procedência legal, 01 (um) papagaio verdadeiro preso em uma gaiola e em situações de maus tratos, que culminou em 02 (dois) Autos de Infrações Ambientais no valor total de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos) em desfavor do responsável, foram localizados ainda 02 (duas) espingardas Cal. 16 e Cal. 44, 01 (um) revólver calibre 32, 02 (dois) simulacros de arma de fogo e 112 (cento e doze) munições de vários calibres. O indivíduo, homem de 42 anos, o animal e os objetos foram encaminhados e apresentados na Delegacia de Polícia Civil do município. A ave juntamente com um laudo veterinário diagnosticado em situação de maus tratos, está sendo avaliada para posterior integração em seu habitat natural, as armas e munições foram apreendidas a Autoridade de Plantão ratificou o flagrante de Posse Ilegal de Arma de Fogo, ficando o criminoso a disposição da justiça.

Segundo o Comandante da 2ª Companhia Capitão PM Leo Artur Marestoni, o principal objetivo operacional da Polícia Militar Ambiental é a atuação preventiva, vez que as autuações, prisões e apreensões decorreram de ações ilegais que deixaram de ser evitadas”,

A Polícia Militar Ambiental encontra-se à disposição para denúncias, informações e esclarecimentos, através do e-mail 2bpamb2ciap5@policiamilitar.sp.gov.br ou pelo telefone (14) 3103-0150.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.