Polícia Civil deflagra ações para reprimir crimes contra o idoso

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Seccional de Polícia de Avaré, deflagrou, nesta sexta-feira (4), em 17 cidades da região sudoeste paulista, a Operação Vetus. A ação faz parte de uma iniciativa inédita, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de combater crimes de violência contra idoso nos 26 estados e no Distrito Federal.
A operação integrada, que teve início no dia 1º de outubro (data em que se comemora o Dia Internacional do Idoso), foi planejada tendo em vista o aumento de denúncias de abuso registradas durante o período da pandemia, pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
Desde então, no caso da região de Avaré, em especial nos municípios de maior população, como a cidade sede e Piraju, Itaí, Cerqueira César, Taquarituba e Fartura, a Polícia Civil já apurou mais de 27 denúncias, com atendimento de 24 pessoas idosas, de ambos os sexos, vítimas de violência. Uma das vítimas atendidas, inclusive, foi beneficiada com medida protetiva solicitada em um inquérito que investiga violência doméstica.
De acordo com informações da Delegacia Seccional, um efetivo especial foi destacado para a operação, formado por 24 policiais civis que atuam nas unidades policiais territoriais e especializadas, entre as quais a DDM e a DIG.


Segundo dados do MJSP, até o dia 02/12/20, 6.814 denúncias foram apuradas em todo o país, com a instauração de 2.201 inquéritos policiais e 1544 termos circunstanciados, 82 mandados cumpridos, 8.509 diligências realizadas, 715 pessoas presas, 8.612 vítimas atendidas e 461 medidas protetivas cumpridas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.