Semana do Trânsito 2020 – 27° BPM/I – Jaú

Anualmente, no Brasil, comemora-se a semana nacional do trânsito. No ano de 2020 o evento acontecerá de 18 a 25 de setembro. De forma oportuna, é de suma importância lembrar a encampada campanha fomentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS),denominada Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020).

Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020)


    Lançada como campanha mundial em 2011, a década prevencionista será finalizada agora em 2020. Os seus objetivos mantiveram como foco principal, a prevenção a acidentes de trânsito com o resultado “preservação de vidas no trânsito”. 
    Origem: “A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. 
    O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países e aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.” (http://abpa.esp.br)

Dicas para um trânsito mais seguro

Assista o vídeo no link abaixo https://youtu.be/WphCNxs8Hr8

No Estado de São Paulo não foi diferente, o trânsito matou mais que os crimes violentos no ano de 2019. Dados da SSP apontam que houve 3.237 homicídios culposos por acidente de trânsito, contra 2.778 homicídios dolosos de outra natureza. “Ainda que em tendência de redução desde 2015, os acidentes ceifam a vida de mais de 5 mil pessoas a cada ano no estado, resultando em taxa duas vezes superior à mortalidade por homicídios” (Instituto Sou da Paz, 2020). 


    Na microrregião de Jahu, área de atuação do 27º Batalhão de Polícia Militar do Interior – “Tenente PM Ruytemberg Rocha”, onde as ações de policiamento de trânsito não são feitas de modo apartado por determinada fração do efetivo, mas, sim por todos os integrantes durante as suas rotinas de trabalho, haja vista todo Policial Militar ser capacitado para exercer funções relativas à fiscalização e orientação ao usuário da via, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além dessa realidade, em todos os municípios, somados dez, possuímos Policiais Militares especialistas em trânsito urbano, todos capazes de disseminar conhecimento, dirimir dúvidas e atualizar posturas Institucionais acerca do abrangente universo do “trânsito”. 


    Pormenorizando a análise, focando a cidade de Jahu, o maior núcleo populacional abrangido pela atuação 27º BPM/I, frente às perdas de vida durante o período de 01 de janeiro de 2020 à 13 de setembro de 2020, encontramos os seguintes dados: 
02 mortes por homicídios dolosos (SSP/SP); 
14 mortes por acidentes de trânsito (SSP/SP); 
50 mortes por COVID-19 (Secretaria Municipal de Saúde – Jahu). 

    O principal foco do policiamento, quando voltado ao trânsito é a prevenção. Nesse cenário, algumas ações se sobressaem às demais. Aliado aos dez anos de campanha mundial, o Comando tem intensificado o direcionamento às principais causas de acidentes de trânsito indicadas pela OMS, no momento do lançamento da campanha prevencionista, conforme seguem abaixo: 


– Dirigir sob o efeito de álcool; 
– Excesso de velocidade; 
– Não uso do capacete; 
– Não uso do cinto de segurança; 
-E o não uso das cadeirinhas (bebês e crianças). 
Além das causas indicadas para o período, surgiu o uso do telefone celular pelo condutor.

Os temas acima serão tratados por meio de postagens, a cada dia da Semana Nacional de Trânsito 2020.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.